quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PRESTA CONTAS DAS AÇÕES REALIZADAS EM 2013

Socorro França - Sec. Educação

A última sessão ordinária de 2013, realizada na manhã desta quarta-feira (11), contou com a presença de titulares da administração direta municipal, entre eles, o prefeito de Touros, Ney Leite. No que diz respeito, a Educação, a secretária Socorro França, fez uma avaliação geral das ações já realizadas em Touros e metas para 2014.
A secretária começou o discurso falando sobre as dificuldades encontradas logo na transição do governo. “Na verdade, não houve transição, e este foi o nosso primeiro obstáculo, até as memórias dos computadores estavam apagadas. 

Programas federais, como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) estavam bloqueados pela falta de prestação de contas dos anos de 2010, 2011 e 2012. Todas as escolas tiveram que ser mantidas pela prefeitura nos primeiros seis meses da nova gestão. Outro exemplo foi o Plano de Ações Articuladas (PAR), o sistema que tem que ser alimentado pela secretaria de educação, e através dele é feita a solicitação de equipamentos, obras para as escolas, e várias ações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC) também estava desatualizado. Por causa desses atrasos, o município perdeu cerca de 1.200 alunos o que causou um prejuízo na educação de mais de 1 milhão de reais do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)”, disse Socorro França.   LEIA MAIS