domingo, 16 de dezembro de 2012

Corinthians ganha bi-campeonato mundial de futebol; vitória da superação e da raça corintiana

E aquilo que poucos acreditavam – a não ser a fiel Nação Corintiana – acabou acontecendo. O glorioso Corinthians foi Campeão Mundial nesta manhã deste domingo (16/12), vencendo o poderoso Chelsea, da Inglaterra, por um a zero.
 
Mais do que o apertado resultado do jogo, o que valeu mesmo foi a superação corintiana. Time sem grandes estrelas, mas com um esquema tático e disciplinar impressionante – e foi com isso que ganhou os principais títulos de futebol que disputou, nos últimos anos.
Foi campeão de São Paulo, do Brasileiro, do Sul Americano, da Libertadores da América – e finalmente bi-campeão do mundo, em jogo disputado em Tóquio, no Japão. 
 
O Corinthians é time de massa – mais de 50% dos torcedores paulistanos torcem por ele; o resto torce pelos demais clubes. É também, junto com o Flamengo, o time de maior torcida do Brasil – segundo o DataFolha, 17% da torcida brasileira é corintiana.
 
Este também é o time da Gaviões da Fiel, maior torcida organizada de São Paulo – que tem até escola de samba -, de São Jorge, o santo guerreiro corintiano, do gavião, símbolo do time, e do “bando de loucos”, como é chamada sua torcida...
Emanuel Neri