domingo, 16 de dezembro de 2012

Formiga vira prato no Interior de SP


Quando os trovões ecoam nas tardes da primavera, começam a estourar nas panelas da pacata cidade de Silveiras, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, as formigas içá. O inseto conhecido como uma ameaça à lavoura vira refeição, sendo servido de várias formas. A caça movimenta grande parte da população do município, que tem pouco mais de 6 mil habitantes, e que esperam o ano todo ansiosamente para saborear a iguaria.
 
Os trovões são um alerta de que chegou a temporada da caça às içás, as fêmeas da formiga saúva, conhecidas também como bitu ou içá-bitu. Após as pancadas de chuva ocorrem as revoadas de acasalamento entre as içás e os bitus. Mas, em vez de saírem do formigueiro para encontrar parceiros e darem origem a uma nova colônia, os insetos têm um outro destino: as panelas.
 
A tradição é centenária e leva adultos e crianças à busca pela iguaria entre os meses de outubro e novembro.O hábito foi herdado dos indígenas e passado através dos tempos aos tropeiros. A tradição se mantém até hoje.