quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Ana Raboud deixa São Miguel do Gostoso e volta para Suiça

Ana Rabooud deixa São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso tem uma dívida muito especial com uma mulher que estará deixando a cidade no próximo sábado (15-12). Trata-se de Ana Raboud, uma suíça que mora na cidade há mais de 20 anos, que implantou métodos de saúde ambiental na cidade. 

Ana Raboud já fez de tudo por São Miguel do Gostoso. Foi pioneira no serviço de controle da vigilância sanitária da cidade e desenvolveu inúmeras atividades nas áreas social, esportiva e cultural. Esta valorosa mulher merece  homenagem especial da população local.

E a oportunidade de homenagear Ana Raboud (foto acima) será às 18hs da próxima sexta-feira, dia 14/12, na quadra de esportes da Praia da Xepa, quando haverá um concerto da Escola de Música organizada por ela. No dia seguinte, ela voltará para a Suiça. Ela também será homenageada com um jogo de futebol, às 7hs da manhã da mesma sexta-feira, em um jogo de futebol, no campinho que fica próximo aos Correios. Estas equipes de futebol, formadas por adolescentes, fazem parte dos muitos times criados por Ana Raboud.  

Ana Raboud foi uma batalhadora incansável pela limpeza da cidade. Foi ela quem organizava mutirões para acabar com os tradicionais “monturos” – local, geralmente nos fundos de quintais, em que as pessoas acumulavam o lixo, inclusive orgânico, das suas residências.

Pode-se dizer que Ana Raboud introduziu na cidade conceitos de limpeza urbana que a cidade não conhecia. Ela mudou a educação da população em relação a hábitos mais saudáveis de convivência. Com ela, a cidade ficou mais limpa e a saúde melhorou.

O trabalho desenvolvido por Ana Raboud é admirável e ficará para sempre na história de São Miguel do Gostoso. As gerações futuras vão saber que esta mulher contribuiu para mudar a história da cidade, preparando-a para um futuro sustentável e mais saudável.

Graças ao seu incansável trabalho, as pessoas aprenderam até mesmo que não era saudável criar porcos, cavalos e outros animais em seus quintais. Também houve maior controle de cachorros soltos pelas ruas e de vacinas a animais domésticos. 
Por Emanuel Ney