sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Incra assina contrato de assistência técnica para doze assentamentos no Rio Grande do Norte


Foto:  Assessoria

Um dos mais importantes passos para a qualificação e consolidação dos projetos assentamentos rurais do Rio Grande do Norte ganhou força na manhã desta sexta-feira (01), com a assinatura do contrato de prestação de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) com Instituto Potiguar de Desenvolvimento deRN SDC15317 Comunidades (IDEC). A assinatura ocorreu na sede regional do Incra/RN.

Neste contrato, serão atendidas 495 famílias, moradoras de 12 assentamentos rurais do Território da Cidadania do Mato Grande. Com os serviços de assistência técnica, a Superintendência do Incra/RN investirá cerca de R$ 1,4 milhão, que serão repassados gradativamente ao IDEC, na medida em que comprove a efetiva realização dos serviços. O IDEC foi a ganhador da chamada pública aberta pelo Incra em novembro do ano passado. O IDEC vai atua nos municípios de São Miguel do Gostoso, Touros e Pedra Grande.

A ação visa atender agricultores e agricultoras, assentados nos projetos de reforma agrária com a implementação de um trabalho de assistência técnica, que tem o objetivo de melhorar as práticas agrícolas e produtivas do campo, portanto, sua produção, produtividade e a qualidade de vida das famílias assentadas. Também tem o objetivo de estimular a emancipação sócio-econômica dos assentamentos rurais, com promoção de cursos, seminários, capacitações em diversas áreas do conhecimento humano e na área de produção. Para tanto, serão contratados quatro profissionais de nível superior nas áreas de agronomia e serviço social, além de técnicos agrícolas, em contabilidade e gestão ambiental. A assistência técnica tem como base a Lei Nº12.188/10.

São ações que envolvem as associações locais e grupos de jovens e mulheres. Nestas comunidades, a realidade começa a mudar com a implantação de atividades de convivência com a seca, alimentação de pequenos animais e criação bovina e destinação correta do lixo.
Fonte:  INCRA