quinta-feira, 8 de agosto de 2013

UNIDADE MÓVEL DA FUNASA CHEGA EM TOUROS PARA ANÁLISE DA ÁGUA

Presidente do SAAE-Jacy Nascimento com o prefeito Ney Leite 
A Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água (UMCQA) encaminhada pela Superintendência Estadual da FUNASA no Rio Grande do Norte(SUEST/RN), chegou ao município de Touros, nesta quarta-feira(7), com o objetivo de realizar análises da água de todos os poços da área urbana que serão utilizados para abastecimento.

O presidente do SAAE, Jacy Silva do Nascimento, relatou a visita da FUNASA que é de suma importância para o município, visto que é uma preocupação do prefeito Ney Leite.  “Esse é um dos compromissos de campanha da atual gestão, de que Touros tenha água de boa qualidade. E, para que isso se concretize o SAAE uniu-se a FUNASA através de convênio, que ao meu ver, não existe melhor caminho para atingir o nosso objetivo que é ter água de qualidade para a população”, concluiu Jacy.  

Jacy e Ney com os ténicos da FUNASA
Cabe aos técnicos fazerem análises físico-químicas e bacteriológicas da água de Touros, que segundo Isaura Amália de Medeiros Azevedo, farmacêutica bioquímica da FUNASA, responsável pelo controle e qualidade da água “primeiro será feito um levantamento das águas que são levadas diretamente para os poços, inclusive comparando os que tem e os que não tem cloração.  Em seguida, será analisada a água de pontos da cidade como escolas, hospital e coletar a água para ver como estar chegando na ponta da rede para descobrir se é de qualidade”, relatou a farmacêutica.

Atualmente, Touros tem 11 poços, que serão devidamente analisados pela equipe da FUNASA que entregarão um laudo ao SAAE e a Prefeitura.

Para o prefeito Ney Leite, “é importante saber se a água consumida em Touros é realmente de qualidade.  Até porque, muitas das regiões do município tem água salobra que ocasiona doenças de hipertensão, entre outras.  A responsabilidade com a saúde tanto é do prefeito, quanto da sociedade, a começar pelo abastecimento da água, e nada melhor do que um estudo para mostrar a nossa realidade”,  concluiu o prefeito.

Essa está sendo a primeira atuação da UMCQA em Touros, atendendo ao SAAE-Serviço Autônomo de Água e Esgoto, na pessoa do presidente Jacy Silva do Nascimento, que ao constatar que os poços não eram limpos há mais de 30 anos, preocupou-se em realizar a análise da água o mais breve possível, tendo total apoio do prefeito municipal.