quarta-feira, 22 de maio de 2013

TOUROS SUPERA META DA CAMPANHA CONTRA GRIPE

Na última campanha de vacinação contra a gripe em 2013, Touros superou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, batendo recorde das campanhas anteriores num total de 78%, ficando a frente da maioria dos municípios.     

Enfermeira e coordenadora Kelly Lima
A Campanha teve como público-alvo idosos, crianças de até dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas e população prisional.  Mulheres com até 45 dias após o parto e pacientes crônicos foram inseridos no grupo prioritário esse ano por terem maior risco de desenvolver casos graves da gripe. O risco de morte também é maior neste grupo.

De acordo com Kelly Lima, enfermeira e coordenadora de epdeumologia  em Touros, “por ser uma campanha voltada para os idosos, a secretaria de saúde encontra dificuldade de conscientizá-los em tomar a vacina.  A meta de 78% foi comemorada, porque a maioria dos idosos não aceitam a vacina, por medo”, afirmou Kelly.  

Segundo a coordenadora, mesmo com o término da Campanha, os pacientes dos grupos prioritários, ainda podem procurar as Unidades de Saúde para tomar a dose da vacina, já que o período de maior circulação do vírus (Influenza) é entre os meses de junho e julho.

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir a internação e mortes causadas pela doença na população.