terça-feira, 23 de abril de 2013

Em Touros poucos profissionais da educação aderem a paralisação no município

No primeiro dia da paralisação nacional, cerca de 60 profissionais da educação pública de Touros, reuniram-se na escola municipal doutor Orlando Flávio Junqueira Ayres, na manhã desta terça-feira(23), em ato público em busca dos objetivos da classe educacional.
Educação reunida em assembleia na escola Junqueira Ayres
Professor Chagas, secretário adjunto da Secretaria de Educação do Município de Touros, falou a repórter1501 e disse que “a paralisação em Touros é mais uma reunião de politização junto aos profissionais na educação com relação a realidade da educação no Brasil.  Enfatiza-se também a questão do Piso Salarial e demais objetivos que se busca com esta paralisação”, disse Chagas.
Presente a vereadora Bel e a Secretária de Educação, Socorro França
Mesmo o prefeito Ney Leite tendo atendido aos 8% do Piso Salarial correspondente a 2012, o que a classe discute no momento é o percentual do Piso Salarial de 2011, que não foi repassado pela administração passada, o que causou uma defasagem na tabela.   Além desse atraso a prefeita Luciana Farias  desrespeitou o Plano de Carreira do Servidor da Educação, atrasando o repasse das letras, quinquênios, títulos, níveis e demais direitos que o plano de carreira contempla. 
Professor Chagas, Secretário Adjunto da Educação
Segundo o secretário adjunto, “o atraso de 4 anos deixou uma dívida significativa, que a própria categoria entende que torna-se praticamente impossível ser paga no momento.  Mesmo utilizando os recursos dos 100% do FUNDEF todo mês, não conseguiria pagar”, acrescentou professor Chagas.
Professores participam da assembleia
Para surpresa dos diretores do SINTE, cerca de 20% dos professores da rede aderiram a greve no município de Touros, neste primeiro dia de paralisação.  O que é um número inferior ao que se esperava estar presente à assembleia.
Nesta quarta-feira(24), os professores que desejarem participar da parada na capital do estado, a prefeitura estará disponibilizando veículo a partir do meio-dia.
Na quinta-feira(25), haverá uma caminhada saindo da escola municipal Dr. Orlando Flávio  Junqueira Ayres em direção ao Espaço das Dunas, para uma audiência publica, onde um dos assuntos será a criação da previdência privada que será implantada em Touros, tendo confirmada a presença do prefeito, Ney Leite(PSD).
Em Touros a parada vai até o dia 25